segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Baixo rendimento escolar pode indicar problemas no sono

Respiração bucal em crianças pode prejudicar o crescimento e a aprendizagem


Seu filho vem apresentando sonolência diurna, dor de cabeça, diminuição da concentração, baixo rendimento escolar, ansiedade e irritabilidade? Esses podem ser sinais de que a respiração dele não anda bem. O alerta é do Dr Gerson Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial.

Segundo ele, a dificuldade de respirar à noite deixa a criança com o sono agitado, o que pode leva-la a roncar, fazer xixi na cama, sofrer crises de engasgos e acordar frequentemente. "Uma vez que a qualidade do sono é afetada, isso vai influenciar diretamente no crescimento e na aprendizagem", explica.

O especialista diz que há estimativas que apontam que até 28% das crianças com até 10 anos de idade roncam e respiram pela boca e, destas, pelo menos 1% sofre com a apneia do sono. Entre as principais causas dos problemas de respiração bucal em crianças estão hipertrofia da adenoide e das amigdalas palatinas, rinite e alterações no interior do nariz.

“Infelizmente este assunto parece não ser explorado pela área pediátrica em geral em sua real importância. E esta é uma questão de vital importância para o crescimento e desenvolvimento facial, estando relacionada com a geração progressiva das alterações ortopédicas e ortodônticas da região dentofacial”, destaca.

As alterações do sono são classificadas de acordo com os sintomas identificados na criança. O grau 1 caracteriza-se por ronco fraco e respiração regular com ruído. No grau 2, há ronco com respiração irregular e pausas respiratórias curtas. No 3, as pausas são mais longas (apnéia do sono). Já no último grau, o 4, o indivíduo tem ronco intenso, respiração irregular e pausas respiratórias prolongadas, a chamada hipoapnéia obstrutiva do sono.

A apnéia e a hipoapnéia são caracterizadas por episódios de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores durante o sono. Estas pausas na respiração aumentam os riscos de doenças cardiovasculares e de obesidade, já que influenciam o desenvolvimento do corpo como um todo.

“Os pais devem ficar atentos ao comportamento da criança e levá-la a um especialista assim que perceberem alguma mudança”, recomenda o também ortodontista e ortopedista facial Dr. Juarez Köhler.

O tratamento depende do quadro clínico do paciente e de acordo com a gravidade ou causa pode ser necessária à intervenção cirúrgica otorrinopediatrica. Juarez evidencia que tratar a rinite alérgica, reduzir o peso em crianças obesas e indicar tratamentos ortodônticos e de ortopedia facial contribuem de forma importante para a correção da respiração bucal. “As anomalias dentofaciais também podem prejudicar a respiração e por isso devem ser tratadas de forma precoce”, observa.

Além dos tratamentos clínicos, os especialistas recomendam organizar uma rotina que incentive a criança a dormir sempre no mesmo horário, com tranquilidade e sem muito agito próximo ao horário do sono. Os bons hábitos devem ser cultivados na infância para que na idade adulta o indivíduo seja saudável. "Importante salientar que o ronco não deve ser considerado um hábito normal, porque ele indica a presença de problemas que podem ser mais sérios e que devem ser tratados por especialistas”, acrescenta Dr Gerson.

Nenhum comentário: