sábado, 6 de junho de 2009

Rashes cutâneos desaparecem e médicos suspendem uso de mais um medicamento

No final de semana passada, Lucca apresentou leves manchas avermelhadas com prurido (coceiras) na região do pescoço. Isso, que os especialistas chamam de rashes cutâneos ou exantemas, associado ao quadro de febre que Lucca apresentou, foram as principais razões que levaram o Dr Fábio Kerbauy, oncohematologista da equipe do Dr Nelson Hamerschlak, a indicar a reinternação na última segunda-feira (01/6).

Naquele momento, não era possível afirmar qual a causa daquelas coceiras. Há inúmeras causas para o aparecimento de rashes cutâneos -- que geralmente são de curta duração. Podem ocorrer em decorrência de doenças febris de origem infecciosa ou parasitária (presença de vírus ou bactérias no organismo). Também costumam aparecer quando há intoxicações medicamentosas.

Um xarope especifíco para controlar o quadro de reação alérgica foi prescrito desde então. Trata-se do HIXIZINE® (cloridrato de hidroxizina), um agente anti-histamínico do grupo das piperazinas, que compete com a histamina. Ele atua bloqueando os receptores H1 das células dos tecidos, que são as responsáveis pela vasodilatação e pelo aumento da permeabilidade capilar e do prurido na pele.

HIXIZINE® é o medicamento de eleição no tratamento de dermatite atópica, rashes cutâneos, e de outras manifestações alérgicas como urticária, angioedema, rinite, conjuntivite, dermografismo e prurido, tosses alérgicas, entre outras. Como ele não tem um sabor muito agradável (segundo Lucca, "é muito ruim, tem gosto azedo e amargo ao mesmo tempo argh!") e Lucca precisava tomar 4 doses de 5ml por dia, ele comemorou muito quando a Dra Rejane veio vê-lo hoje e disse que tentaria descontinuar seu uso -- já que a vermelhidão e as coceiras desapareceram logo depois da internação.

Um creme à base da substãncia Triancinolona também havia sido prescrito para uso tópico mas, felizmente, só precisamos aplicá-lo na segunda e na terça. Depois disso, com o desaparecimento das coceiras, não foi necessário seu uso.

A cada remédio que os médicos descontinuam no tratamento do Lucca, ele vibra muito! Num primeiro momento, acho que o que mais lhe agrada é a redução de comprimidos mesmo, mas, ele já deixou escapar que isso tem uma outra representatividade prá ele: "meus leucócitos estão subindo bem, né mamãe? Estão quase iguais aos que eu tinha antes de começar a fazer a quimio.... E agora to tomando menos remédios por dia. Acho que to ficando bom de novo, sabia?".

--------------------------------
ATENÇÃO: Cuide de sua saúde com responsabilidade! Não faça uso de remédios tarjados, que exigem prescrição médica, sem antes consultar um especialista!
--------------------------------

Nenhum comentário: