quinta-feira, 26 de março de 2009

Leucócitos: Entendendo o sistema natural de defesa do corpo humano

Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são células priduzidas na medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos.

Os leucócitos são responsáveis pela defesa do organismo, desenvolvendo o sistema imunológico de corpo humano. Eles combatem os microorganismos (bactérias e virus) causadores de doenças, por meio de sua captura e da produção de anticorpos. Não são como as células normais do corpo principalmente porque agem como organismos vivos independentes e unicelulares capazes de se mover e capturar coisas por conta própria.

Geralmente, a quantidade de leucócitos num determinado volume de sangue é determinada automaticamente através de um contador celular computadorizado. Esses instrumentos fornecem a contagem leucocitária total, expressa como células por mililitros de sangue, assim como a proporção de cada um dos cinco tipos principais de leucócitos. A contagem leucocitária total normalmente varia de 4 mil a 10 mil células por mililitro. Uma quantidade muito pequena ou muito grande de leucócitos indica um distúrbio.


TIPOS DE LEUCÓCITOS
Há seis tipos diferentes de leucócitos, mas os neutrófilos e os linfócitos são os que possuem as funções mais importantes no processo de defesa do organismo.

Os neutrófilos, que representam mais de 65% dos leucócitos, são os primeiros a atacar um agente invasor e sua atuação principal é o ataque às infecções bacterianas. Também são chamados micrófagos e são o tipo mais abundante no sangue humano.

Já os linfócitos representam 30% a 40% de todos os leucócitos e têm a função principal de combater as infecções virais. Há dois subtipos principais de linfócitos: os linfócitos B (os que amadurecem dentro da medula óssea) e os linfócitos T (aqueles que amadurecem no timo). Numa rejeição de transplante de medula óssea, por exemplo, observa-se um aumento grande e desproporcional de linfócitos.

3 comentários:

Olá, sou a Kiki. Mulher, mãe e esposa, que observa os pequenos detalhes do dia-a-dia para compartilhá-los com vocês! disse...

Poxa, amiga... dias após dia vamos "cantando" uma vitória! vc viu como tudo está caminhando e aos poucos o tempo vai diminuindo para que a rotina volte ao normal? Tenho certeza que isso acontecerá rápido e com segurança! Fiquei feliz que vc já saiu e foi resolver algumas coisinhas suas. O Lucca precisa de vc, mas isso é um indicativo que as coisas estão caminhando e muito bem! Ele é raçudo mesmo! hehehehe. Estou aqui na torcida diária, em oração para que continuemos festejando e sei que assim será! Deus é com vcs! Bj enormeeeeeeeeeee no Lucca e um abraço apertadãoooooo em você, depois um beijinho (rs). Fiquem com Deus!

Mário R. disse...

Lu.... você não tinha me contado que tinha especialização em Jornalismo Científico, ou que fazia estágio em Medicina, ou o quê?!?!? rsrsrsrs.... Acredite que vc e o Lucca estão sendo grandes exemplos de vida pra muita gente. Adoro vc... Um beijo, Má

Anônimo disse...

Muito bom,aprendi bastante neste blog!!!