terça-feira, 31 de março de 2009

Dermatite na região do períneo do Lucca está muito melhor

Uma espécie de assadura mais aguda como aquela que é relativamente comum em bebês que fazem uso de fraldas. Isso é o que vinha incomodando bastante o Lucca nos últimos 4 dias mas que hoje, felizmente, já está praticamente 100% sanada.

Desde sexta-feira passada, essa dermatite (designação dada à condição inflamatória da pele) afetou o Lucca em seu períneo -- a região do corpo humano que estende-se do ânus até o saco escrotal nos homens e até a parte de baixo da vulva nas mulheres. A inflamação ficou caracterizada por manchas e lesões de coloração vermelha e com aspecto molhado, irritação, ardência e febre local.

Inicialmente, o tratamento foi à base de Candcort, corticóide em creme, para controlar a proliferação dos agentes causadores. O quadro melhorou significativamente, contudo, de ontem para hoje, com a introdução de outro medicamento, recomendado pelo Dr Nelson Hamerschlak. Trata-se do pó dermatológico Tralen (tioconazol), de uso tópico, para o tratamento de infecções cutâneas causadas por fungos (dermatófitos e leveduras) e bactérias suscetíveis.

Segundo os especialistas, o quadro do Lucca leva a crer que essa inflamação foi causada por fungos que circulam comumente na pele (talvez o Candida albicans) mas que, em função da queda de sua imunidade, não puderam ser automaticamente combatidos, como ocorre no dia-a-dia das pessoas. Daí a inflamação ter se desenvolvido mais intensamente nele, gerando irritação e uma certa descamação da pele.


Curiosidade
Em geral, dermatites nessa região podem decorrer de vários outros fatores que não somente da ação dos fungos. As bactérias, entre as quais as bactérias do cólon, são responsáveis pelo desdobramento da ureia em amónia, essa, por sua vez, que eleva o pH cutâneo, tornando a pele mais susceptível ao dano e à infecção. Fezes, que contêm enzimas gastrintestinais (como lipases e proteases) e sais biliares, também podem contribuir para o aparecimento desse quadro, assim como resíduos químicos ou detergentes de lavagem das roupas íntimas (cuecas e calcinhas). Outro elemento que pode desencadear a dermatite no períneo é o uso de medicamentos que afetem a flora intestinal -- caso de alguns antibióticos e também dos quimioterápicos.

2 comentários:

Mário R. disse...

Tadinho.... deve doer à beça! Fico feliz que ele esteja melhor já. E suas costas, Lu, menos doloridas também agora à tarde? Really hope so...
;o)
Bjs e fiquem com Deus! Má

Unknown disse...

Olá Lu e Lucca
Estamos aqui fazendo a maior bagunça...
A Má esta mandando um beijo e ela e a Isabella já separaram figurinhas de salgadinho (do Naruto)para enviar para o Lucca. A Má disse que quando ele ver, vai adorar!!!!
Um beijo e boa noite,
Pri, Bella e Má